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Coaching

COMO ESTÁ SUA PRODUTIVIDADE? DICAS PARA GERAR E EXPERIMENTAR MAIS DO SEU AGORA!
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Escrito Por Fernanda Alem
16/02/2016
Se você se sente pressionado pelas exigências em seu tempo e está estressado ou ansioso sobre sua vida cotidiana no trabalho ou em casa, e suas metas já lhe parecem inatingíveis, é hora de se questionar como gerar e experimentar mais de suas qualidades e valores, com foco em um agora mais prazeroso e eficaz.

Em minha prática como Executive and Life Coach, visando resultados de alta performance e auxiliando – em sua maioria – profissionais da área jurídica, financeira e de novos negócios sobre como viver o seu melhor, aumentar a produtividade e resultados e atingir suas metas e desejos em um espaço de tempo mais curto, um dos exercícios que surtem muito efeito é a prática de mindfulness como aliada de peak performance no ambiente corporativo. Mas o que exatamente é mindfulness?

Mindfulness, original da língua inglesa, significa atenção plena e foi difundido pelo professor Jon Kabat-Zinn, PhD, MIT, fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. Mindfulness pode ser definido como estar no momento presente por completo, percebendo as coisas como elas são, sem sobrecarregá-las com emoções, sentimentos e discriminações. A prática de mindfulness, que hoje está plenamente inserida no dia a dia das grandes multinacionais como Google, Facebook, LinkedIn, dentre outras, permite que você se concentre melhor e ao mesmo tempo melhore seu relacionamento com os outros, promovendo compaixão, cooperação e progresso. No ambiente corporativo a prática de mindfulness ajuda não apenas o indivíduo, mas também toda uma equipe a aumentar a concentração em determinada meta e ao mesmo tempo auxilia na elevação do nível de bom relacionamento intrapessoal.

Já sabemos que trazer mais atenção e foco para o seu dia a dia no trabalho é uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar sua produtividade e criatividade, reduzindo também seus níveis de estresse. Assim, ao invés de permitir que a frustração ou ansiedade cresçam na sua vida, utilize-se de uma ou mais técnicas que compartilho a seguir para criar um ambiente de trabalho mais agradável, e tornar o seu momento presente um verdadeiro presente!

DICA 1: DEMONSTRE GRATIDÃO. Sempre que possível sintonize-se com o seu sentimento de gratidão, valorizando todas as oportunidades presentes ou que estão por vir em sua vida, especialmente a oportunidade de estar no mercado de trabalho, ou até retornando ao mesmo, pois mesmo que não esteja 100% satisfeito, com certeza há várias razões que são importantes para você e que sem este trabalho ativo você provavelmente não conseguiria realizar. Agradeça também pela sua saúde, pela sua família, e por qualquer outro motivo que fizer sentido para você. Lembre-se que mesmo não estando apaixonado pela empresa em que trabalha, ou talvez não estando satisfeito com os termos monetários desta posição atual, sempre há uma saída, uma outra opção que você só conseguirá abraçar se estiver pronto para tanto, ou seja, com uma atitude de mente aberta, de um modelo mental de crescimento e progresso. Então, seja grato pelo que tem agora e corra atrás das próximas oportunidades, conscientemente e de forma proativa, à partir do sentimento de gratidão. Isso fará toda a diferença!
DICA 2: INSPIRE E EXPIRE, CONSCIENTEMENTE. Quando estiver entrando em seu trabalho, ligando o seu computador, por exemplo, pratique o exercício de inspirar e expirar longamente e de forma consciente por pelo menos 3 vezes seguidas e sintonize-se com o seu momento, fique no aqui e agora, totalmente presente, entrando no clima do seu ambiente profissional. Você pode inclusive trabalhar o seu tato em conjunto com a sua respiração, organizando a sua mesa de trabalho para um bom início de dia, sempre sem julgamento, respirando de forma consciente e leve, e sintonizando seus sentimentos e desejos, mesmo que por poucos minutos, de forma totalmente consciente e presente. Essas são simples prática diárias que te trarão um retorno positivo no seu dia a dia.
DICA 3: PEQUENAS E REGULARES PAUSAS DURANTE O EXPEDIENTE. Intervalos conscientes durante um longo dia de trabalho podem não apenas ser útil para melhorar seu bem estar, como também ser uma excelente técnica de mindfulness para manter sua mente ativa e concentrada. Permita-se simplesmente fazer uma respiração longa e prolongada, trazendo toda sua atenção para a respiração (ato físico), e focando sua mente na entrada e saída de ar, e nos intervalos de cada respiração. Aqui também você talvez possa incluir um leve alongamento dos braços e pescoço, mesmo que sentado em sua cadeira, por exemplo. Através destes poucos minutos de prática de mindfulness você consegue manter a sua mente focada e ainda faz uma análise de seu corpo (body scan) e reconhece como está se sentindo de tempos em tempos. Ou seja, reconhece e aceita como você está momento a momento: 1) Está sobrecarregado? 2) Seria talvez o momento ideal de pedir ajuda e/ou delegar algumas tarefas? 3) O trabalho não está fluindo? 4) Que tal sair para tomar um ar e se energizar, ativando sua mente criativa? 5) Talvez seus ombros estejam muito tensos e você cansado? Faça um alongamento, caminhe e em seguida retorne ao trabalho. O importante é estar atento para as sensações do seu corpo e mente e agir no momento certo desde o início.

Sem dúvida hoje já existem inúmeras atividades e técnicas relacionadas à prática de mindfulness que podem ser integradas ao ambiente corporativo trazendo muitos benefícios, desde simples exercícios como os propostos acima até yoga e meditação tradicional. O importante é que você esteja em sintonia com o que te faz bem, com o que faz sentido para você, e tome a iniciativa porque você pode viver e experimentar mais do seu aqui e agora de forma muito mais plena e produtiva, auxiliando ainda na redução dos níveis de estresse e eventuais sinais e sintomas da síndrome de burnout (conhecida como a síndrome do esgotamento profissional).

Quando falamos em Coaching, desenvolvimento profissional e pessoal, treinamentos de liderança, redução de estresse, aumento de performance e alcance de resultados, a prática de mindfulness apresenta-se como uma ferramenta de grande auxilio a ser considerado no ambiente profissional. Afinal, estando ou não em seu momento ideal, pequenas atitudes e a inclusão de exercícios diários de atenção plena podem fazer muita diferença e tornar o seu momento presente um verdadeiro presente para todos a sua volta, inclusive para você. A sua equipe agradece!


Fernanda Alem é Professional & Life Coach, Sócia de Salomon, Azzi Coaching e atua em São Paulo de forma presencial e a distância, em projetos corporativos e individuais. É licenciada pelo Integrated Coaching Institute – ICI, Brasil-Estados Unidos e também advogada e consultora jurídica internacional com mais de 18 anos de prática. Fernanda é formada em Direito pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, e possui LL.M. em Direito Internacional Financeiro e Bancário pela Universidade de Boston, e especialização em Governança Corporativa e Compliance, pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Fernanda palestra nas áreas de Desenvolvimento Profissional e Pessoal. Contato: fernandaalem@salomonazzi.com.br
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