VOLTAR
Artigo

Coaching

DICAS PARA UMA MOVIMENTAÇÃO DE CARREIRA MAIS ASSERTIVA
Compartilhe
Escrito Por Fernanda Alem
24/03/2016
Movimentações de carreira são necessárias ao longo de nossa trajetória profissional e de vida, por variados motivos. E para que você tome atitudes e decisões mais assertivas e com foco em um resultado mais seguro e produtivo a médio e longo prazo, compartilho a seguir algumas dicas quando o assunto é redirecionamento profissional.

DICA 1 – VOCÊ REALMENTE SE CONHECE? Esta resposta pode parecer fácil à primeira vista e normalmente quando questiono profissionais que passam por uma transição de carreira eles normalmente me respondem em sua maioria que – sim – se conhecem o necessário pelo menos. Em seguida - inevitavelmente - questiono: E qual é o seu perfil comportamental? Vamos conversar sobre ele agora? Neste momento é como se uma nuvem entrasse entre nós, e passam a ser naturais os olhares expressando sentimentos de dúvida, insegurança, medo, e alguma ansiedade. PERFIL COMPORTAMENTAL? O que é exatamente isso? Saber qual é o seu perfil comportamental é o primeiro passo para que qualquer profissional se conheça melhor para poder fazer um direcionamento de carreira que faça realmente sentido. Costumo brincar com todos que me procuram na área de desenvolvimento profissional e pessoal que primeiro precisamos de um “raio-x light”, um teste de perfil comportamental para depois darmos sequência em nossas conversas e trabalhos em Coaching. Quem me conhece sabe bem que valorizo os testes e assessments como verdadeiros guias em nosso trabalho, e que conhecer e aceitar o seu perfil comportamental é o início da jornada de uma mudança significativa para você, sua carreira e demais aspectos da sua vida.

DICA 2 – O SEU PERFIL NAS REDES PROFISSIONAIS E SOCIAIS ESTÁ ATUALIZADO? Tão importante como se auto conhecer é se auto promover. Uma das minhas próximas sugestões quando o assunto é movimentação profissional é você transmitir ao mundo quem você realmente é, de fato, neste exato momento. A atualização de seu perfil nas redes profissionais e sociais será de grande auxílio para que qualquer contato seu saiba – em tempo real – onde você está trabalhando, aonde trabalhou, o que exatamente busca em termos pofissionais, seus hobbies, seu interessses sócio-culturais e muito mais. Apenas lembre-se de manter um paralelo bem estreito entre quem você realmente é e o seu perfil na internet. Seja transparente e realista, porque – cá entre nós – não existe nada mais desagradável do que agendarmos uma reunião com você “x” e aparecer pessoalmente você “y”. Assim, tente – na medida do possível – alinhar suas expectativas, necessidades e valores com uma boa foto sua e um histórico genuíno em seu perfil nas redes.

DICA 3 – ATUALIZE SUAS CONEXÕES NAS REDES PROFISSIONAIS E SOCIAIS. Reflita comigo: a) se você seguiu minha primeira dica e foi atrás de fazer seu perfil comportamental, você já tem uma boa idéia de como reage em determinadas situações, de quais são seus pontos fortes e de melhoria e assim já se conhece um pouco melhor; b) se você também seguiu minha segunda dica, você também está em dia com a sua biografia nas redes profissionais e sociais; então c) o que está faltando agora? Sim, isso mesmo, atualizar os seus contatos, as suas conexões na internet. Esta dica é valiosa e complementar às anteriores. Revise e reconecte-se com os seus contatos antigos, atuais e – mais ainda – faça novos! Esta simples atitude fará uma diferença incrível na sua energia de construção neste momento de transição. Pense no efeito da força de simples pingos d’água em uma lagoa. É como se você estivesse fazendo uma faxina na sua própria vida, tirando o que não te pertence mais, e trazendo para perto de você boas energias e ao mesmo tempo reverberando boas conexões e boas oportunidades que vão e voltam, em sintonia de crescimento e expansão. Experimente – você não vai se arrepender!

DICA 4 – SAIA DA SUA ROTINA E ZONA DE CONFORTO: AGENDE CONVERSAS PESSOALMENTE. Quando foi a última vez que você agendou um café ou um almoço pessoalmente com seus contatos, seus colegas de faculdade para conversar sobre mercado, oportunidades e porquê não, novas possibilidades de trabalho para você? Isso mesmo, vamos ao que interessa - VOCÊ! É crucial que você saia da sua zona de conforto agora e faça um paralelo entre o seu perfil comportamental, suas conexões e as opções de trabalho em empresas, escritórios em que seu perfil se encaixaria bem. Sim, esta dica está diretamente ligada a climas e culturas organizacionais, ao que você realmente quer, o que o mercado te oferece hoje e como você se encaixa nesta equação? Lembre-se, uma boa dose de investigação e criatividade nesta fase farão toda a diferença – porque afinal, estamos falando do seu próprio futuro de carreira e de vida e para tomar qualquer atitude mais assertiva, você precisa se mexer e atrair o maior número de informações possíveis para sua tomada de decisão. Mexa-se, porque agora é a hora!

Eu poderia continuar e te dar várias outras dicas, mas prefiro parar por aqui, porque sei que você já tem muito trabalho pela frente e como costumo dizer, uma coisa por vez, um passo atrás do outro e de mini-meta em mini-meta é que alcançamos nossos objetivos. Foco, força e muita determinação, porque você pode e você consegue! Agora lembre-se: Você realmente se conhece? Qual o seu perfil comportamental? Como está a atualização de suas informações nas redes profissionais e sociais? E a atualização de seus contatos? E reflita ainda comigo: Em que tipo de organização você se encaixaria melhor? Você sabe para onde quer ir? Vamos lá – provavelmente aqui fique a minha maior dica neste post – é o seu momento, então, tome as rédeas da sua vida e boa jornada - o sucesso está logo alí, só depende de você agarrá-lo!



Fernanda Alem é Professional & Life Coach, Sócia de Salomon, Azzi Coaching e atua em São Paulo de forma presencial e a distância, em projetos corporativos e individuais. É licenciada pelo Integrated Coaching Institute – ICI, Brasil-Estados Unidos e também advogada e consultora jurídica internacional com mais de 18 anos de prática. Fernanda é formada em Direito pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, e possui LL.M. em Direito Internacional Financeiro e Bancário pela Universidade de Boston, e especialização em Governança Corporativa e Compliance, pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Fernanda escreve e palestra nas áreas de Desenvolvimento Profissional e Pessoal. Contato: fernandaalem@salomonazzi.com.br
Fonte: