VOLTAR
Artigo

Coaching

EM BUSCA DE REALIZAÇÃO? SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO AGORA MESMO!
Compartilhe
Escrito Por Fernanda Alem
25/02/2016
Quando o assunto é desenvolvimento profissional e pessoal e o foco é a busca pela realização e plenitude de carreira e vida, o passo inicial é sair da sua zona de conforto. Mas o que exatamente devemos entender por zona de conforto?

A zona de conforto pode ser definida como uma série de comportamentos e atitudes que adotamos no dia a dia, e que nos colocam em um modo de segurança ilusório, com resultados que consideramos satisfatórios em nossa rotina mas que não incluem desafio algum, ou seja, passamos - até inconscientemente - a aceitar as coisas como elas são e estão.

Você já deve ter lido uma famosa frase de Martin Luther King Jr: "A medida real de um homem não é como ele age em momentos de conforto, mas como ele age em momentos de desafio e adversidade." Então eu te pergunto: na sua vida hoje, você tem mais momentos de conforto ou de desafios?

Sair da sua zona de conforto significa tornar a sua vida mais dinâmica, com fluidez frente às novas oportunidades. Mas você, ainda hesitante, me indaga: Mas assim eu não estaria aumentando a minha chance de me colocar cara a cara com o fracasso? E eu reforço: Considere que sempre existe a outra metade da moeda - aquela chance fantástica de através de novos desafios e/ou adversidades você também ficar cara a cara com um sucesso jamais experimentado. Já pensou? A sua carreira, a sua vida de braços abertos para você aprender e se surpreender com grandes novidades nunca antes imaginadas ou vividas se continuasse na sua costumeira zona de conforto?

Uma sugestão que gosto de compartilhar em minha prática de Coaching é a seguinte: Questione-se como estão seus resultados na carreira, e na vida pessoal? O que pode ser melhorado na próxima semana? E no próximo mês, próximo ano, próximos cinco anos? Você está realmente realizado no que faz? Se acredita que está tudo ok, reflita novamente comigo, você tem certeza que não há um espacinho a mais para melhorar, para progredir, para a longo prazo, colher os frutos da SUA vitória? Coloque tudo em perspectiva e acredite que só depende de você! Foco, positivismo e força de vontade são seus aliados nesta caminhada diária rumo à dias mais prósperos, em todos os sentidos. Você pode e deve ser o agente criador da sua vida, fazendo uma auto análise sincera e constante de como alcançar a plenitude na sua carreira e vida.

Agora - vamos praticar? Anote em uma folha de papel as respostas das perguntas acima, aquelas primeiras respostas que vierem na sua cabeça e depois verifique; provavelmente algumas mini-metas ou mesmo metas de curto, médio e longo prazo devem surgir, logo aqui, neste simples exercício de autorreflexão. E cá entre nós, você nem percebeu, mas você já saiu da sua zona de conforto apenas lendo este post. E por que não experimentar mais? Siga em frente, movimente-se, porque a energia de construção move montanhas!



Fernanda Alem é Professional & Life Coach, Sócia de Salomon, Azzi Coaching e atua em São Paulo de forma presencial e a distância, em projetos corporativos e individuais. É licenciada pelo Integrated Coaching Institute – ICI, Brasil-Estados Unidos e também advogada e consultora jurídica internacional com mais de 18 anos de prática. Fernanda é formada em Direito pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, e possui LL.M. em Direito Internacional Financeiro e Bancário pela Universidade de Boston, e especialização em Governança Corporativa e Compliance, pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Fernanda escreve e palestra nas áreas de Desenvolvimento Profissional e Pessoal. Contato: fernandaalem@salomonazzi.com.br
Fonte: