VOLTAR
Artigo

Currículo

Headhunters preveem nova demanda por auditores
Compartilhe
Escrito Por Salomon, Azzi
10/06/2015
A crise e os escândalos recentes de corrupção geraram nos consultores uma expectativa de crescimento nas áreas de compliance, controles internos e auditoria que ainda não se realizou. Fréderic Ronflard, diretor da Robert Walters, afirma que desde o ano passado vem reforçando a busca por candidatos com esse perfil para se antecipar a uma possível demanda do mercado. “Muitas empresas ainda não têm essa estrutura no Brasil.”
Fábio Salomon, sócio da Salomon Azzi, empresa de recrutamento de executivos para a área jurídica, afirma que a área de compliance ou de conformidade das empresas vem contratando mais profissionais nos últimos três anos. “As multinacionais vêm ganhando a consciência de que o Brasil é um país desafiador em termos de corrupção, fraude e relação escusa com governo. Essa busca deve se manter estável”, diz.
Salomon explica que, além de não gerar lucratividade em um primeiro momento, as áreas de compliance exigem um trabalho de longo prazo e influência sobre a cultura da empresa. “Isso não acontece de forma rápida, especialmente em um momento de crise”, afirma. O aumento da demanda aconteceu, segundo ele, no ano passado, com a Lei Anticorrupção. “Hoje, a busca é motivada por substituições ou por uma relação custo/benefício melhor.”
Já nos escritórios de advocacia, algumas áreas estão aquecidas, segundo Salomon. Na crise, aumentam os casos de contratos descumpridos e as demissões. “Isso cria a necessidade de mais profissionais com experiência em contencioso cível e na área trabalhista.”

Fonte: Jornal Valor Econômico (Por Vívian Soares)