VOLTAR
Artigo

Coaching

QUAL É O SEU TALENTO?
Compartilhe
Escrito Por Fernanda Alem
08/09/2015
Você já ouviu alguém te dizer que a sua fortuna está onde o seu talento está? Se você já sabe qual é o seu talento, você é um dos sortudos no mundo profissional. As chances são de, caso você já utilize o seu talento, estar completamente realizado em pelo menos duas áreas da sua vida: a profissional e a financeira. Caso já saiba seu talento mas ainda não esteja completamente realizado, questione-se: não é hora de eu desenvolver o meu talento?

Todos nascemos com algum talento, mas a realidade é que a maioria de nós seres humanos estamos em uma busca incessante pela nossa realização pessoal, profissional, financeira, social, etc. e não temos idéia por onde começamos a busca, pois o foco principal é em suprirmos as nossas necessidades básicas, nos esquecendo por vezes de nossos desejos e até mesmo dos valores básicos que nos fazem mover com aquela energia incansável. Alguns de nós podemos até passar a vida inteira em busca de nosso talento natural, sem necessariamente descobrirmos qual é ele. E não descobrindo, como desenvolvê-lo? O convite neste artigo é para que você leitor reflita e descubra realmente qual é o seu talento, aquele que irá lhe trazer maior benefício e equilíbrio entre as suas necessidades, seus valores e seus desejos.

Sob o ponto de vista de retenção de talentos por empresas, compartilho o artigo de Roberto Santos, publicado na Revista do RH [http://www.revistadorh.com.br/sera-que-voce-tem-o-selo-de-talento-que-o-mercado-quer/] que aponta a relevância deste tópico na hora da contratação: “No presente, seja o mais exigente e seletivo possível na escolha da empresa que vai contratar seu talento. Você deve ser tão inquisitivo e cauteloso nessa escolha como o investidor da Bolsa de Valores que vai decidir onde aplicar sua fortuna – afinal, seu talento é sua maior fortuna, não é?”

No meu dia-a-dia como Professional & Life Coach, sempre reforço que no processo de coaching trabalhamos com insights, em um processo investigativo de curto tempo, mas que acima de tudo o foco é em uma meta e para que esta seja atingida, o Coachee necessita fazer progressos à partir de suas atitudes e ações reais. E para que isso aconteça precisamos de um planejamento detalhado para que os objetivos traçados no início do processo sejam atingidos, mesmo que seja através de minimetas (pequenas atitudes comportamentais e práticas que nos levem ao resultado final: a meta). Em outras palavras, antes de iniciar uma sessão de coaching, você pode até ter pensado muito e conversado várias vezes com outras pessoas sobre sua carreira atual e sua carreira ideal, e sobre um gap que existe neste caminho, o que pode até já ter te desencorajado, te desestimulado ao ponto de continuar aonde está apenas porque não sabe exatamente qual a rota a seguir.

É no processo de coaching que você é questionado de forma estruturada, investigativa, analisando os prós e os contras de cada situação e sendo convidado a agir a partir de um plano de desenvolvimento de competência e de ações práticas que te levem ao encontro do caminho certo, daquilo que você faz porque realmente gosta. Se está ou não satisfeito em sua atual posição pofissional, é no coaching que você muito provavelmente vai encontrar a chave para qualquer movimentação de carreira sustentável. Acredite, a solução está dentro de você, mas as vezes precisamos de uma ajudinha externa para atingí-la. Assim, te pergunto: o que realmente te move, te inspira e te preenche? Já parou e se perguntou sobre uma referência de vida? Quem você realmente admira? Preste atenção nas suas respostas, nos detalhes que te energizam, preste atenção nos feedbacks que já recebeu, reflita e saiba que o coaching pode ser uma boa alternativa para te auxiliar em um curto prazo de tempo a encontrar e desenvolver o seu talento natural, colaborando assim ativamente para a sua movimentação de carreira ideal.


Fernanda Alem é Professional & Life Coach, Sócia de Salomon, Azzi Coaching e atua em São Paulo de forma presencial e a distância via Skype, em projetos corporativos e individuais. É também advogada e consultora jurídica internacional com mais de 18 anos de prática, com LL.M. pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Contato: fernandaalem@salomonazzi.com.br


Fonte: