VOLTAR
Artigo

Coaching

TEAM COACHING?
Compartilhe
Escrito Por Fernanda Alem
17/09/2015
Hoje pela manhã me reuni com um jovem líder de uma empresa do mercado financeiro. Ele procurava maiores informações sobre Coaching e como este programa dinâmico, estruturado e relativamente rápido poderia ser aplicado a uma equipe toda, de uma só vez, com foco em melhores resultados para a empresa e de quebra um maior desempenho e engajamento de cada indivíduo. Iniciei a minha conversa com a seguinte pergunta: Você saberia me dizer, rapidamente e em poucas palavras, qual exatamente é o foco da sua equipe hoje? Porque manter a atenção do seu capital humano em atingir melhores resultados gerando e experimentando uma maior e melhor qualidade de vida é uma meta de sucesso sustentável de muitos líderes, porque através de uma boa gestão de liderança é que se criam equipes de alta performance. E foi neste momento que apresentei a ele o conceito de um de nossos programas de Coaching: o Team Coaching, esclarecendo que são grandes as chances de que provavelmente a equipe dele já esteja com algum tipo de desajuste seja relacionado ao baixo desempenho de todo o time ou de um ou outro profissional, ou mesmo dele como líder, que talvez já não saiba mais como reverter algum quadro problemático em um de resultado favorável e de excelência.

O Coaching de Equipe, mais conhecido no mercado com a terminologia vinda do inglês, o Team Coaching, é uma das ferramentas utilizadas no mercado corporativo nacional e internacional em matéria de excelência em gestão de equipes e soluções de problemas intra-time. A gestão e cultura empresarial caminham alinhadas e são indispensáveis para a criação de equipes de alto desempenho. Um bom líder precisa atingir resultados e bater metas financeiras e comerciais, e só atinge este objetivo com uma equipe competente, ou seja, com um capital humano totalmente engajado, motivado, satisfeito e integrado ao conjunto de valores, crenças, estratégias e metas compartilhadas por determinada cultura empresarial. É sabido também que cada empresa possui suas peculiaridades, sua própria cultura e o líder precisa sem dúvida e num primeiro momento se ajustar e absorver esta diretriz empresarial. E em seguida, precisa não apenas o líder incorporar os valores e missão da organização, mas também permear estes junto à sua equipe. E concordemos: isto por si só já não é tarefa fácil.

Paralelo às hípoteses acima, o motivo que pode estar impedindo o alto desempenho de uma equipe pode estar atrelado também a uma ansiedade profissional ou social de um ou mais indivíduos deste grupo corporativo frente a um cenário de crise interno ou externo à empresa, ou até atrelado a alguma questão mais complexa de efeitos negativos originado, por exemplo, de um determinado estilo de liderança não mais compatível com a atual cultura empresarial. Enfim, os motivos podem ser muitos e variados. O Team Coaching, que envolve a presença de pelo menos um bom profissional de Coaching, pode ser um dos melhores investimentos em coaching corporativo e treinamento profissional. Definir se o problema intra-equipe resulta apenas de uma insatisfação nos relacionamentos com colegas de trabalho (liderados), gerando um baixo desempenho profissional, ou se esta é uma verdadeira crise de gestão de equipe, envolvendo líderes, liderados, modelos de liderança, e cultura empresarial, é um passo fundamental e inerente ao próprio processo.

Também, quando da avaliação e visita inicial junto ao líder da equipe, e em cada caso concreto, baseio-me normalmente na presença de uma boa ou ineficiente comunicação intra-equipe: “ vocês estão realmente de ouvidos abertos à esta equipe?”; “os seus funcionários se sentem confortáveis para conversar entre eles e também com você?”; “você reflete e analisa a informação que eles compartilham com você?”, e “como está a receptividade da equipe frente ao feedback dos clientes?”. As respostas a estas questões definem muito do caminho que um Coach irá tomar para pontuar e guiar um programa de Team Coaching ou sugerir algum outro serviço de Coaching Executivo no ambiente corporativo. A verdade é que todo líder que genuinamente escuta seus pares e subordinados, cria naturalmente um ambiente profissional de mútuo respeito, transparência e empatia. Além disso, demonstrar uma clara intenção de escuta e participar ativamente com seus feedbacks junto aos seus liderados e pares possibilita a você como líder tomar a rédea da situação de forma mais compreensiva e alinhada com os interesses maiores da empresa.

Gosto de mencionar que Coaching não faz milagres, mas que pode auxiliar e muito profissionais, equipes e as próprias organizações a aumentarem seus retornos com base em simplesmente, por exemplo, ter uma equipe realizada e comprometida com as metas. Então, compreender como líder de uma equipe, se todos os seus profissionais estão satisfeitos em seus respectivos postos de trabalho é por si só uma tarefa vital, porque estudos comprovam que o engajamento, a dedicação e o nível de satisfação de cada equipe está diretamente ligado ao sucesso profissional individual de cada um.

As situações elencadas neste artigo visam enriquecer o entendimento no âmbito do Coaching de Equipe, e relacionam-se diretamente com o desenvolvimento sustentável ou não de uma equipe no ambiente corporativo. Neste sentido, ressalto que o Team Coaching também pode ser a escolha ideal para:
• Diminuir o desgaste emocional na fase preliminar ou de implementação de mudanças de gestão ou de ordem geral na empresa;
• Criar equipes de alto desempenho através do gerenciamento de pontos fortes e pontos a desenvolver;
• Identificar porque algumas pessoas reagem de forma reticente a mudanças e como superar situações deste tipo;
• Compreender e gerir os conflitos comportamentais que podem ocorrer dentro de uma equipe;
• Compreender como alcançar resultados bem sucedidos de forma rápida e eficaz em tempos de mudanças;
• Compreender como melhorar drasticamente a comunicação na equipe; e
• Trabalhar com a essência de diferentes culturas e seus fatores motivadores e gerar situações de inspiração para a equipe com foco na excelência de resultados.

O Team Coaching pode ser tão essencial para a sua equipe hoje, como fundamental a médio e longo prazo para a manutenção não só de uma determinada área da empresa, mas também para a manutenção do próprio equilíbrio entre valores e missão na sua organização.


Fernanda Alem é Professional & Life Coach, Sócia de Salomon, Azzi Coaching e atua em São Paulo de forma presencial e a distância via Skype, em projetos corporativos e individuais. É também advogada e consultora jurídica internacional com mais de 18 anos de prática, com LL.M. em Direito Internacional Financeiro e Bancário, pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Contato: fernandaalem@salomonazzi.com.br
Fonte: